Serviços

Serviços PODOSIM

Podoprofilaxia

Este serviço tem como finalidade a manutenção DA SAÚDE e prevenção DE DOENÇAS. Algumas pessoas pensam que a necessidade em procurar um serviço podológico se cabe apenas quando existe alguma situação dolorosa ou deformidades nas unhas. Para que esta situação não ocorra, é necessário o acompanhamento periódico ao podólogo afim de evitar transtornos futuros.

Podopediatria

Bebês e crianças também necessitam de cuidados especiais. É comum alguns bebês já nascerem com unha encravada ocasionando dor, inchaço, inflamação ou até uma infecção. Nestas condições, a atuação do podólogo é fundamental no tratamento e acompanhamento a fim de evitar problemas futuros.

Podogeriatria

É comprovado por vários estudos que problemas nos pés dos idosos causam dores e transtornos de estabilidade ocasionando a piora na qualidade de vida. Estudos demonstram que a população idosa tende a apresentar queixas e patologias nas quais muitas vezes são despercebidas ou não são corretamente valorizadas. O acompanhamento do podólogo ao público idoso se faz necessário para intervir nas podopatias (doenças nos pés), prevenindo e orientando a fim de minimizar os riscos de quedas e lesões nos pés.

Onicocriptose (unha encravada)

Um dos problemas que mais agridem as pessoas é a onicocriptose (unha encravada). Quase sempre seguida de inflamação e infecção que se não tratadas afetam a qualidade de vida. São vários os fatores que contribuem com esta situação. Corte incorreto, hipercurvatura da unha, genética, alterações hormonais, medicamentos, alimentação inadequada, alterações na marcha (biomecânica) e alterações posturais, doenças sistêmicas como o diabetes, hipertensão e cardiopatias. É importante uma visão geral da saúde do paciente, pois unhas encravadas que persistem nem sempre são causadas pelo o corte incorreto, calçado inadequado como muitos pensam. Antes de mais nada é preciso conhecer a causa, tratar a causa e não apenas da situação momentânea. Procure um profissional habilitado que possa promover um tratamento adequado e preventivo. Este profissional é o podólogo.

Órtese Ungueal

Necessárias para situação em que há uma hipercurvatura da unha ou muitas vezes um excesso de queratina nas bordas entre as unhas e a pele. Sua aplicação é a cada 20 ou 30 dias dependendo de cada situação. É um tratamento que leva de 3 a 6 meses consecutivos. Muitas pessoas se queixam de “unha encravada” e o procedimento de podoprofilaxia (podologia) promove bastante alívio, porém não resolve o problema de uma unha hipercurvada. Nestes casos o tratamento indicado é podoprofilaxia + aplicação de órtese ungueal.

Hiperqueratoses (helomas, calosidades)

As hiperqueratoses são regiões de calosidades que costumam acometer as pessoas após um período de hiperpressão e atrito. O espessamento da camada córnea (pele) pode gerar dor e dificuldade para caminhar, provocando uma situação mais grave como as infecções e úlceras. As causas mais comuns são: tipo de pisada, sobrepeso, sapato inadequado, dores no joelho, coluna, quadril (dores que alteram a maneira de caminhar), atrofia dos dedos (dedos em garra, halux valgus “joanetes”).

Ortoplastia

É um dispositivo personalizado em silicone biocompatível e seu uso tem importante papel em situações de podopatias (doenças dos pés) podendo ser utilizadas em diversas situações como:
  • Atritos
  • Má formação ortopédica
  • Dedo em garra
  • Dedo em martelo
  • Calo interdigital e dorsal
  • Halux valgus (joanetes)
  • Lesões em extremidades dos dedos
  • Este recurso possibilita a confecção do silicone de acordo com a queixa de cada paciente, ou seja, seu uso é exclusivo.

    Neuropatia Diabética (pé diabético)

    É um distúrbio do nervo causado pelo o diabetes. Os níveis elevados de açúcar no sangue (glicemia elevada) descontrolados é o maior fator de risco para todas as complicações do diabetes. Manter a glicemia controlada é a melhor forma de prevenir complicações. Um corte ou ferida no pé que demora para cicatrizar podem se transformar em úlcera e se não tratada pode levar a amputação. Portanto, uma avaliação periódica da sensibilidade plantar é necessária em todos os diabéticos como forma de prevenção.

    Fototerapia (IFD)

    É um tratamento indicado para micose de unha, verruga plantar (olho de peixe) e tinea pedis (frieira). A micose de unha é um problema bastante comum e geralmente incomoda muitas pessoas pois as unhas acabam ficando amareladas, grossas, em muitas vezes com mau cheiro. O tratamento com a luz (fototerapia) tem como objetivo principal combater e acelerar com a eliminação dos fungos que estão nas unhas.

    Home Care

    O atendimento home care leva os serviços prestados na clínica até sua residência. Pessoas com dificuldades de locomoção e acamadas podem adquirir este serviço. Todo o cuidado no conforto do seu lar.

    Órtese plantar (pamilhas)

    As nossas palmilhas são confeccionadas com exclusividade para cada paciente, onde é feita uma avaliação postural e da biomecânica da marcha com a tecnologia do baropodômetro auxiliando os testes. A órtese plantar é indicada para quase todos os pacientes, sejam atletas, idosos, jovens, crianças com algum transtorno da marcha, patologias como tendinite, fascite, neuroma de Morton, calos e calosidades, unha encravada entre tantos outros distúrbios.

    Bandagem terapêutica

    É uma técnica terapêutica eficaz contra a dor e auxilia na prevenção de lesões. É indicado para vários tratamentos, sendo na podologia bastante utilizada em fascite plantar, halux valgus (joanete), tendinites, edemas (inchaço), dores musculares, imobilização e atua na melhora da circulação sanguínea e linfática. É uma fita elástica, possui cola anti-alérgica e o tratamento varia de acordo com a situação do paciente. A aplicação é semanal e o número de aplicações varia conforme a necessidade.

    Doppler Vascular

    É um exame de ultrassom realizado para a verificação da circulação sanguínea das principais artérias dos membros inferiores (pernas). Este exame nos dá um indicativo quanto a funcionalidade no quesito vascular do paciente. Tem como finalidade a prevenção e detecção de anormalidades e possíveis patologias (doenças) que, quando checadas a tempo evitam-se problemas futuros. É indicado a todos os pacientes, em especial idosos e pessoas com queixas de dores nas pernas, (pernas cansadas), pernas inchadas (edemas), varizes, formigamentos, doenças sistêmicas (diabetes, hipertensão, cardiopatia, colesterol alterado).

    Pressão Arterial

    A verificação da pressão arterial faz parte da triagem em todos os atendimentos de saúde, como protocolo antes de qualquer procedimento, o mesmo acontece com os pacientes cardíacos. Deve-se levar em consideração que nem sempre o paciente sabe que é hipertenso por exemplo.

    O podólogo não vai diagnosticar a doença mas pode contribuir para evitar agravos decorrentes da hipertensão arterial e de diversas cardiopatias (doenças do coração). Para um melhor detalhamento, aconselha-se uma análise mais profunda através do doppler vascular (serviço oferecido pela Podosim) que prediz lesões vasculares periféricas em membros inferiores (pernas e pés).

    A realização de exame clínico detalhado analisa o paciente como um todo e não apenas como pés que chegam sozinhos para o atendimento. A Podologia como ciência da saúde, afins da medicina, tem como vocação o atendimento interdisciplinar e sendo assim todos os atendimentos é aferida a pressão arterial como protocolo preconizado por órgãos de saúde.

    × Agende horário aqui